A Defensora Pública Rachel Maynard Salgado Petruzzella participou, na manhã desta segunda-feira (17), da sessão de abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Baião. O evento contou com a presença do promotor de justiça, do delegado, da vice-prefeita – que representou o chefe do Executivo municipal – e dos vereadores que compõem o Legislativo local.
Convidada pela presidência da Câmara, Rachel Petruzzella destacou, em sua fala, a importância da interlocução entre a Defensoria Pública e o poder legislativo, reforçando o papel essencial da instituição na garantia de direitos à população.
A Defensoria Pública em Baião passou por um longo período sem atuação fixa no município. Durante anos, o atendimento era feito de forma esporádica, com defensoras públicas que vinham uma semana por mês, por meio de uma cumulação com a unidade de Cametá. A partir da chegada de Rachel Petruzzello, em maio de 2024, a Defensoria passou a atuar diariamente na cidade, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços jurídicos gratuitos.
Essa foi a primeira vez que a Defensora Pública participou de uma sessão na Câmara Municipal. Ela destaca que, apesar dos avanços, Baião ainda está se habituando à presença constante da Defensoria Pública e que eventos como esse contribuem para fortalecer a instituição e ampliar sua atuação no município.